quarta-feira, 27 de julho de 2016

Manter a Casa Arrumada




O facto de morar sozinha (bem, sozinha com.o Charlie -o meu gato lindo) tem as suas vantagens e desvantagens. Uma.das vantagens é que só eu desarrumo e sujo a.minha casa, a desvantagem maior, é que se eu não a limpar e a manter arrumada ninguém mais o faz! 

Bem, eu vivo sozinha a cerca de 1ano e meio e uma das coisas que me ajudou imenso a manter a Casa organizada foi elaborar um.Cronograma de limpezas. Assim, reservo cerca de 30 minutos do meu dia (as vezes menos ) para dar uma limpeza a uma das divisões da casa. Quando chego às minhas folgas não fico o dia todo a limpar. É bem menos stressante e igualmente eficiente.

Vou deixar- vos algumas dicas para manterem tudo em.ordem!

  1.  Deixar sempre a cama feita!

Admito que nem sempre é fácil, sobretudo quando faço o turno da.manhã e acordo as 5:45...mas que faz uma diferença tremenda e dá logo um ar de quarto arrumado, la.isso dá. 

2. Cozinha limpa e arrumada



Se há uma coisa que me faz uma Comichão danada é louça por lavar na cozinha. Gosto de lavar e arrumar a louça logo depois da refeição. Passo o detergente de limpeza nas bancadas e seco bem para deixar o mármore brilhante. Enquanto cozinho aproveito também para ir lavando a louça que já não vou precisar, assim não a deixo acumular e torna-se bem mais fácil de lavar. 

3. Hábito japonês que fiquei fã!


Os japoneses têm o hábito de se descalçar quando chegam a Casa. Era um hábito que simplesmente não tinha e que adquiri na minha casa. Além de manter o chão mais limpo, tornou-se um hábito de relaxamento. Sinto mesmo que ao andar descalça, ou de meias pela casa significa que parte do stress e da correria ficaram lá fora. Estou em casa e é hora de relaxar! Além disso faz uma diferença danada na hora de passar a Swifer e lavar o chão, verão que quer o chão quer os tapetes vão manter-se bem mais limpos. Também acho muito mais higiênico visto que o Charlie pisa o mesmo chão que eu e adora andar a pular no sofá, na cama... enfim, experimentem! 

4. Se já não está  usar, arrrume!

No fundo é a velha máxima que a minha mãe tinha comigo e com o meu irmão quando éramos pequenos :" se não estás a brincar com esse brinquedo, arruma-o antes de tirares outro".
Se já leu a sua revista, arrume-a no arquivador. Se já bebeu o chá leve a chávena para a cozinha e lave-a. Se já acabou de.pintar as unhas, arrume os vernizes. É bem.mais fácil do que parece! E no final do dia vai fazer diferença :-)

5. Arrume o sofá antes de se deitar!

Se está na hora de se deitar e já desligou a TV, demore um.minuto a consertar as almofadas e a dobrar as mantas do sofá. Coloque o comando da TV no lugar dele e verá que quando acordar no dia seguinte toda a casa irá parecer-lhe impecável.




É vocês ? Que hábitos têm para manter tudo arrumado?

Sem comentários:

Enviar um comentário