Avançar para o conteúdo principal

Mini Guia para Organizar e Ser Feliz: Parte 3




Hoje o assunto é Organização!

Mas não é uma organização qualquer, vamos falar de organização pessoal!

Adoro ter as coisas arrumadas e bem organizadas, no entanto não acredito em "casas de catálgo". É preciso vivermos as nossas casas caso contrário de que nos servem todas arrumadinhas se não podemos aproveitar o nosso espaço?

O objectivo da organização é tornar a nossa vida mais fácil e mais feliz!

Aqui ficam algumas dicas que talvez o ajudem a ter a sua vida bem mais organizada!


  1. Faça Listas!

Para mim resulta sempre. Adoro fazer listas para tudo: para as compras, para o que levar na mala do fim-de-semana, para a limpeza diária da casa, para o que preciso num jantar de amigos...
Uma forma de facilitar a minha vida é ter algumas listas pré-feitas. O que são listas pré-feitas? Bem tenho um Planner da Casa onde guardo listas pré estabelecidas para determinados eventos como viagens, reuniões familiares em épocas festivas, limpezas de Pirmavera/Verão e de Outono/Inverno, etc.



Estas listas facilitam-me muito as coisas quando determinado evento se aproxima, pois basta retirar a folha do Planner e rever o que preciso.

   

   2. Lista de Verificação Diária


Trata-se daquela lista que gosto de fazer no final do dia, geralmente nos transportes no regresso do trabalho, ou já na cama antes de apagar a luz da mesinha.
Nesta lista coloco por tópicos tudo o que preciso ou gostaria de fazer no dia seguinte. Separando o que é relamente prioritário daquilo que poderá ou não ser feito, tipo um Top 3!

    3. Crie Alarmes!


Se o dia é demasiado cheio e com horários apertados o melhor é colocar lembretes no telemóvel. Assim, não correrá o risco de chegar atrasado a algum compromisso importante!

   4. Organização de Eventos


No fundo é aquilo que falei no ponto 1. No meu Planner da Casa tenho, por exemplo,  listas de possiveis presentes para os membros mais proximos da familia. Quando estou numa reunião familiar e alguém refere que gostaria de ter algo, ou anda a juntar dinheiro para alguma coisa, chego a casa e escrevo na "wish list" dessa pessoa esse mesmo artigo. Assim, quando chega o Natal ou o aniversário da mesma escuso de andar louca a tentar pensar num presente ideal!


Faço o mesmo para jantar de amigos ou de familiares que organizo na minha casa. Por exemplo, tenho listas pré-feitas (com base em eventos anteriores) do que devo precisar em termos de bebidas, de jogos, e até de limpeza da casa para receber as pessoas. No dia tudo se torna bem mais fácil!



   5. Noite de Casal


Se é casado, tem um companheiro e tem ou não filhos ter uma noite por semana na qual tiram tempo de qualidade para ambos, pode melhorar a vida dos dois. Pense em toda a dinâmica necessária para quem tem crianças. Por vezes o ter que pedir a um amigo, à Baby-sister ou a um familiar para ficar com as crianças de um dia para o outro pode não ser tarefa fácil. Por isso estabeleça um dia fixo na semana no qual o objectivo é passarem tempo um com o outro. Podem até não sair de casa. Pense por exemplo num dia como a sexta ou o sábado, não precisa ser o dia todo, claro, mas reserve o jantar ou o serão. Combine com alguém como os seus pais e naquele dia à noite o jantar e o serão será so dos dois. Isto pode até resultar se a criança for mais crescida e puder ficar em casa de um amigo, quem sabe não roda por todos a noite das crianças e ficam todos com mais tempo? Assim, não se sentirá culpada, afinal o seu filho também está a ter um serão diferente!

   6. Fim-de-semana!


Se é o tipo de pessoa que tem folga ao fim-de-semana não corra o risco de deixar passar dois dias em vão. Planeie! Assim será algo porque ansiar ao longo da semana! Vai ver que até trabalha com outra motivação!
Faça uma listas de sitios que gostariam de visitar, restaurantes novos na cidade, parques bonitos que pensam sempre " um dia faço aqui um piquenique" e faça-o nas suas folgas! E aquele filme que toda a gente fala e ainda não teve tempo de ver? Faça umas pipocas em casa, um refresco e faça uma Movie Night! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 Lugares para Lanchar na Margem Sul!

Alô alô! Sabem aqueles dias em que vos apetece ir lanchar com uma amiga para por a conversa em dia, mas não fazem a menor ideia que sitio escolher? Pois bem, a mim acontece-me demasiadas vezes! Em Lisboa existem sempre lugarzinhos novos prontos a ser descobertos por uma revista da moda ou por alguém conhecido, porém na margem sul vejo-me muitas vezes sem saber que sitio escolher... Pois bem, hoje deixo-vos um roteiro de 5 Lugares a descobrir para um lanche, um brunch ou uma simples chávena de chá! Amor Gelado Apesar do frio que se faz sentir há quem coma gelados o ano inteiro! Se é o vosso caso têm que experimentar este espaço! Conhecido pelos gelados italianos, são de fabrico próprio, tendo o seu próprio laboratório de gelados e são 100% vegetais. Se acham que já experimentaram todos os sabores, desenganem-se, pois a casa é conhecida por inventar sabores diferentes com regularidade! Além dos gelados, têm também crepes, chocolate quente, bolos, chá.. Rua Candid

Resenha: Steam Mopa a Vapor da Vileda

                                  O tema de hoje é limpeza! Pois é, venho falar-vos de um produto que adquiri este ano e que se tornou rapidamente o meu preferido no que diz respeito à limpeza da casa.  Já ouviram falar da Steam Mopa a Vapor da Vileda? Não? Pois eu também acabei por descobri-la por acaso numa das minhas excursões virtuais ao site do SAPO VOUCHER. Aqui ficam os links dos sites, pois voltou a aparecer em promoção! https://voucher.sapo.pt/produtos/vileda/detail/29130 https://loja.lifecooler.com/descontosdodia.aspx?id=123820&h=casa-limpeza-sistema-vertical-limpeza-a-vapor-steam A Steam Mopa a Vapor da Vileda é, tal como o nome indica, uma mopa, mas não é uma simples mopa! Ela promete eliminar 99,9% das bactérias existentes no chão, quer ele seja pavimento ou carpete! Impressionante não é? E como consegue? Bem, graças ao mecanismo a vapor de água e sem uso de qualquer detergente. Segundo a descrição da marca " O vapor quente penetr

6 Passos para Receber Amigos para Jantar!

Receber amigos em casa é sempre algo que me dá imenso prazer. Gosto do lado intimista da coisa! No entanto, como me agrada que os meus convidados se sintam bem recebidos e confortáveis há muito tempo que sigo alguns passos básicos quer na véspera quer no próprio dia para que o momento de convivio seja o mais relaxante para mim e para eles! Passo 1: Escolha o Menu Alguns dias antes costumo delinear o que vou servir no dia da recepção. Assim, a véspera torna-se menos confusa e posso ainda comprar alguns ingredientes de antemão, para não me empatar o dia do convivio. Penso detalhadamente nas entradas, cocktails, prato principal, bebidas e digestivos e sobremesa. Tento fazer sempre pratos simples ou que possam ser semi preparados na manhã do próprio dia ou de véspera. Por exemplo, escolho frequentemente assados e tempero as carnes ou o peixe algumas horas antes. Assim, enquanto o assado está no forno fico livre para partilhar a atenção dos meus convidados. Recentement