Avançar para o conteúdo principal

5 Hábitos Diários para uma Cozinha Limpa!


Hoje vou deixar-vos 5 Hábitos que farão a vossa cozinha brilhar todos os dias!
 É realmente muito raro a minha cozinha estar suja ou desarrumada e, acreditem, devo isso inteiramente a estes pequenos truques que ponho em prática todos os dias e que já fazem de tal forma parte da rotina que nem dou conta de os fazer!


         1. Bancadas sempre Arrumadas!

O Pinterest Brasil separou 10 ambientes com madeira nas paredes que fazem muito sucesso na rede social, mostrando como o material é belo e versátil


Evite ter muita coisa em cima das bancadas. Quanto mais coisas tiver maior será a tendência para deixar outras coisas por lá desarrumadas. Se as bancadas estiverem sempre arrumadas e limpas acabará por evitar largar lá um qualquer objecto por acaso. O ideal é ter o minimo de acessórios e robots de cozinha à vista. Tente deixar apenas aquilo que usa realmente todos os dias, como a máquina do café, ou a Bimby ou no meu caso a Moulinex Cousine! Aproveite para deixar algum objecto decorativo, assim vai querer ter a bancada arrumada para que este sobressaia!

Além disso, gosto de ter as bancadas livres, pois assim acabo por ver rapidamente quando começo a acumular objectos que não pertecem lá e torna-se mais fácil arrumá-los novamente. 

         2.  Mesa da Cozinha Arrumada!

An inspirational image from Farrow and Ball  Purbeck, ammonite, cornforth white


A mesa da cozinha é provavelmente a segunda área mais problemática no que diz respeito à desorganização desta divisão (considero que as bancadas são a primeira). A mesa é geralmente aquele lugar onde pousamos tudo! A sério! Sejam os papeis publicitários e as cartas que trouxemos do corrreio, sejam as compras que trouxemos do supermercado ou até algum gadget que trazemos na mão e acabamos por pousar para beber um copo de água e lá acaba por ficar...

O ideal é arrumar logo as compras e separar logo o correio do que é lixo e do que são contas ou postais para guardar. A cozinha, decididamente não é o lugar deles!
Tal como as bancadas coloque um objecto decorativo, como um centro de mesa, algo que a deixe orgulhosa de entrar na cozinha e manter a mesa arrumada!

         3. Lava-louças Limpo!

white kitchen design 37


Não deixe a louça acumular no lava-louças, esse é um dos piores erros! A minha mãe sempre me disse que cama desfeita e louça por lavar é meia casa desarrumada! E é verdade. Sempre que terminar uma refeição despache logo a louça. Lave, seque e arrume nos armários. Pode até não ter vontade alguma de o fazer, mas mais cedo ou mais tarde esta tarefa terá de ser realizada, então adiá-la só a irá fazer pensar no assunto ainda mais tempo. Enquanto cozinha pode também ir lavando os utensilios que já não necessita, quando chegar a hora de servir o jantar terá os pratos, os copos e os talheres para lavar ou na melhor das hipóteses por na máquina!
 Se é um dos sortudos que tem máquina de lavar louça em casa e costuma enchê-la com frequência experimente pô-la a lavar todas as noites ou noite sim, noite não. Assim, enquanto estiver a relaxar no sofá terá esta tarefa a fazer-se sozinha e no dia seguinte a louça estará lavada, seca e pronta a usar!
Outro hábito fantástico é esvaziar a máquina da louça logo de manhã, desta forma não irá começar a acumular louça no lava-louças ou no escorredor por a máquina estar ainda cheia.

         4. Arrumar a cozinha à noite!

White kitchen, kitchen decor, subway tile, herringbone subway tile, farmhouse sink, stainless steel farmhouse sink, Rae Dunn, white cabinets, white backsplash, modern farmhouse, farmhouse Style, farmhouse decor, black hardware   See Instagram photos and videos from Robin Norton (@rocknrob)


Já falei neste hábito no artigo 3 Hábitos matinais que irão tornar o Regresso a casa ainda melhor. Tenho sempre o costume de arrumar a cozinha antes de tirar um tempo para relaxar. Seja arrumar algo que ficou perdido nas bancadas ou na mesa ou algum utensilio que usei, lavei e não foi logo arrumado. 
Gosto sempre de passar o meu Spray DIY de limpeza de bancadas. Tem um aroma a Jasmim que é super relaxante e deixa as bancadas limpas e brilhantes! Hbitualmente aproveito o mesmo spray e limpo a porta do frigorifico e as portas dos armários que usei pois ficam sempre com dedadas. 

         5. Tirar o Lixo!


Dependendo do lixo que costuma acumular e do tamanho do saco, aconselho a que o leve para o contentor todos os dias ou pelo menos dia sim dia não. Admito que é das poucas tarefas de casa que não gosto de fazer...por isso deleguei-a à minha cara metade! Seja como for, não acumule! Só irá trazer maus cheiros à cozinha e acabará por acumular lixo à volta do caixote porque o saco vai acabar por encher.

Acreditem que nenhum destes hábitos demora mais do que alguns minutos a fazer, tal como todos os outros, assim que entram na rotina passam a ser automáticos e reconfortantes até. Casa organizada, dá a sensação de que temos tudo sob controlo, afinal de contas, o nosso Lar é o nosso Santuário, não queremos o caos à nossa volta! 

E vocês? Que hábitos costumam ter para manter a vossa cozinha sempre limpa e arrumada? Partilhem comigo!

Se gostaram deste artigo, SUBSCREVAM o Blog ou cliquem em SEGUIR no canto superior direito, para receberem sempre alarme quando um novo artigo for publicado!

Bj Li*

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 Lugares para Lanchar na Margem Sul!

Alô alô! Sabem aqueles dias em que vos apetece ir lanchar com uma amiga para por a conversa em dia, mas não fazem a menor ideia que sitio escolher? Pois bem, a mim acontece-me demasiadas vezes! Em Lisboa existem sempre lugarzinhos novos prontos a ser descobertos por uma revista da moda ou por alguém conhecido, porém na margem sul vejo-me muitas vezes sem saber que sitio escolher... Pois bem, hoje deixo-vos um roteiro de 5 Lugares a descobrir para um lanche, um brunch ou uma simples chávena de chá! Amor Gelado Apesar do frio que se faz sentir há quem coma gelados o ano inteiro! Se é o vosso caso têm que experimentar este espaço! Conhecido pelos gelados italianos, são de fabrico próprio, tendo o seu próprio laboratório de gelados e são 100% vegetais. Se acham que já experimentaram todos os sabores, desenganem-se, pois a casa é conhecida por inventar sabores diferentes com regularidade! Além dos gelados, têm também crepes, chocolate quente, bolos, chá.. Rua Candid

Resenha: Steam Mopa a Vapor da Vileda

                                  O tema de hoje é limpeza! Pois é, venho falar-vos de um produto que adquiri este ano e que se tornou rapidamente o meu preferido no que diz respeito à limpeza da casa.  Já ouviram falar da Steam Mopa a Vapor da Vileda? Não? Pois eu também acabei por descobri-la por acaso numa das minhas excursões virtuais ao site do SAPO VOUCHER. Aqui ficam os links dos sites, pois voltou a aparecer em promoção! https://voucher.sapo.pt/produtos/vileda/detail/29130 https://loja.lifecooler.com/descontosdodia.aspx?id=123820&h=casa-limpeza-sistema-vertical-limpeza-a-vapor-steam A Steam Mopa a Vapor da Vileda é, tal como o nome indica, uma mopa, mas não é uma simples mopa! Ela promete eliminar 99,9% das bactérias existentes no chão, quer ele seja pavimento ou carpete! Impressionante não é? E como consegue? Bem, graças ao mecanismo a vapor de água e sem uso de qualquer detergente. Segundo a descrição da marca " O vapor quente penetr

6 Passos para Receber Amigos para Jantar!

Receber amigos em casa é sempre algo que me dá imenso prazer. Gosto do lado intimista da coisa! No entanto, como me agrada que os meus convidados se sintam bem recebidos e confortáveis há muito tempo que sigo alguns passos básicos quer na véspera quer no próprio dia para que o momento de convivio seja o mais relaxante para mim e para eles! Passo 1: Escolha o Menu Alguns dias antes costumo delinear o que vou servir no dia da recepção. Assim, a véspera torna-se menos confusa e posso ainda comprar alguns ingredientes de antemão, para não me empatar o dia do convivio. Penso detalhadamente nas entradas, cocktails, prato principal, bebidas e digestivos e sobremesa. Tento fazer sempre pratos simples ou que possam ser semi preparados na manhã do próprio dia ou de véspera. Por exemplo, escolho frequentemente assados e tempero as carnes ou o peixe algumas horas antes. Assim, enquanto o assado está no forno fico livre para partilhar a atenção dos meus convidados. Recentement