Avançar para o conteúdo principal

6 Passos para Receber Amigos para Jantar!

a weeknight dinner party. More

Receber amigos em casa é sempre algo que me dá imenso prazer. Gosto do lado intimista da coisa! No entanto, como me agrada que os meus convidados se sintam bem recebidos e confortáveis há muito tempo que sigo alguns passos básicos quer na véspera quer no próprio dia para que o momento de convivio seja o mais relaxante para mim e para eles!

Passo 1: Escolha o Menu

Ever daydreamed about having your friends over for a little seasonal soirée? Your mind wanders through images of fresh flowers and cocktails, your best pal

Alguns dias antes costumo delinear o que vou servir no dia da recepção. Assim, a véspera torna-se menos confusa e posso ainda comprar alguns ingredientes de antemão, para não me empatar o dia do convivio.
Penso detalhadamente nas entradas, cocktails, prato principal, bebidas e digestivos e sobremesa.
Tento fazer sempre pratos simples ou que possam ser semi preparados na manhã do próprio dia ou de véspera. Por exemplo, escolho frequentemente assados e tempero as carnes ou o peixe algumas horas antes. Assim, enquanto o assado está no forno fico livre para partilhar a atenção dos meus convidados.
Recentemente, comecei a servir em alguns encontros as entradas na cozinha. Tenho uma bancada nova de madeira que se tornou a menina dos meus olhos e que éóptima para servir alguns aperitivos volantes. Sirvo-as em forma de tábuas de queijos e enchidos, saladas no copo, tostas e frutas como uvas e bagas, o que permite aos convidados deambular pela casa comendo e desfrutando dos concktails iniciais, além de me fazerem companhia na cozinha!
Se for possível, preparo ainda a sobremesa de véspera ou nessa mesma manhã!
Não se esqueça de perguntar previamente aos seus convidados se têm alguma alergia ou algum prato que não gostem! Eu tenho amigos asmáticos e alérgicos a gatos, pelo que relembro na véspera desse facto caso queiram tomar algum anti-histaminico de prevenção!

Passo 2: Pense na Decoração!

Cheers to a year! - and, Cheers to all that is to come!  Joining this incredible movement & bringing these amazing products- safe, nontoxic, chic- to you!  www.kara.beautycounter.com

Mesmo que não seja do tipo que gosta de decorar pormenorizadamente uma mesa ou o espaço, há certas coisas com as quais se deve precoupar antes da data. Escolha a toalha e os guardanapos que vai usar, não vá a escolhida ter nódoas que não sairam na lavagem anterior e ficar enrascada!Se gosta de flores pode querer comprar algumas ou apanhar em algum parque próximo de casa. Flores ficam sempre bem em qualquer lado, coloque uma pequena jarra no wc, no hall ou como centro de mesa. Distribua velas pelas casa, se não tem castiçais use frascos de vidro decorados, ficam super charmosos com fitas de cetim ou rendas, pintados ou simples.

Passo 3: Recolha objectos perdidos!

Comece a recolher os objectos que se encontrem espalhados pela casa. Revistas e Livros que esteve a ler e que se encontrem fora da prateleira, roupa que ficou espalhada, brinquedos das crianças ou dos animais (o meu Charlie tem brinquedos sempre pela casa...), carregadores, enfim, tudo o que se encontrar fora do seu lugar. Uma casa arrumada torna-se mais convidativa! De certo não quer que os convidados fiquem na dúvida se se sentam ou não no sofa com medo de partir ou estragar o que se encontra la espalhado!

Passo 4: Limpe a Casa

Se não tem tempo para uma limpeza geral, pare e seja realista! Talvez lhe baste limpar unicamente as áreas comuns, aquelas onde as pessoas irão passar mais tempo. Aspire e limpe  pó, sacuda as mantas e almofadas do sofá e perfume o ambiente!

Fotografias são pequenos pedaços da eternidade.

Despeje os lixos da cozinha e wc para evitar os maus odores. Troque as toalhas dos lavabos e coloque um rolo de papel higiénico extra. Limpe as louças do wc e perfume!

Passo 5: Ponha a Mesa antes!

@amandalhicks7

Não há necessidade de colocar a mesa somente quando os convidados chegarem. Estará ocupada em recebê-los e em terminar os preparativos da refeição. Coloque a mesa decorada atempadamente, assim como os marcadores de lugar caso seja um grupo grande, evita assim confusão na hora de sentar.

Passo 6: Crie atividade de entretenimento!

Há amigos que simplesmente gostam de ficar sentados à mesa a conversar após a refeição. Mas tenha sempre um plano B caso fiquem sem assunto ou não sejam esse tipo de amigos!Pense em jogos como os de tabuleiro, cartas, etc, escolha um bom filme ou pense num café agradavel onde ir espairecer!

Finalmente se tem tudo pronto, então relaxe e disfrute! Receber amigos ou familiares em casa é uma oportunidade de convivio e descontração, se tudo estiver preparado de certo conseguirá tirar um maior proveito do momento!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 Lugares para Lanchar na Margem Sul!

Alô alô! Sabem aqueles dias em que vos apetece ir lanchar com uma amiga para por a conversa em dia, mas não fazem a menor ideia que sitio escolher? Pois bem, a mim acontece-me demasiadas vezes! Em Lisboa existem sempre lugarzinhos novos prontos a ser descobertos por uma revista da moda ou por alguém conhecido, porém na margem sul vejo-me muitas vezes sem saber que sitio escolher... Pois bem, hoje deixo-vos um roteiro de 5 Lugares a descobrir para um lanche, um brunch ou uma simples chávena de chá! Amor Gelado Apesar do frio que se faz sentir há quem coma gelados o ano inteiro! Se é o vosso caso têm que experimentar este espaço! Conhecido pelos gelados italianos, são de fabrico próprio, tendo o seu próprio laboratório de gelados e são 100% vegetais. Se acham que já experimentaram todos os sabores, desenganem-se, pois a casa é conhecida por inventar sabores diferentes com regularidade! Além dos gelados, têm também crepes, chocolate quente, bolos, chá.. Rua Candid

Resenha: Steam Mopa a Vapor da Vileda

                                  O tema de hoje é limpeza! Pois é, venho falar-vos de um produto que adquiri este ano e que se tornou rapidamente o meu preferido no que diz respeito à limpeza da casa.  Já ouviram falar da Steam Mopa a Vapor da Vileda? Não? Pois eu também acabei por descobri-la por acaso numa das minhas excursões virtuais ao site do SAPO VOUCHER. Aqui ficam os links dos sites, pois voltou a aparecer em promoção! https://voucher.sapo.pt/produtos/vileda/detail/29130 https://loja.lifecooler.com/descontosdodia.aspx?id=123820&h=casa-limpeza-sistema-vertical-limpeza-a-vapor-steam A Steam Mopa a Vapor da Vileda é, tal como o nome indica, uma mopa, mas não é uma simples mopa! Ela promete eliminar 99,9% das bactérias existentes no chão, quer ele seja pavimento ou carpete! Impressionante não é? E como consegue? Bem, graças ao mecanismo a vapor de água e sem uso de qualquer detergente. Segundo a descrição da marca " O vapor quente penetr